Clima de festa junina invade a Universidade

O mês de junho ainda está no início, mas a Universidade já foi tomada pelo clima de festa junina no final para fechar o semestre letivo. Diversas unidades, agências, pró-reitorias e Câmpus realizam festividades, com decoração, comidas típicas, música e até a tradicional quadrilha.

A festa da Esan foi realizada para interação entre os estudantes

Na quinta-feira, 9,  na Escola de Administração e Negócios (Esan), uma comemoração foi organizada pelos Centros Acadêmicos de Turismo (Catur), de Economia (Caeco), de Administração, Contabilidade e Tecnologia em Processos Gerenciais (Cajae) e pela empresa júnior Effectus.

O presidente do Catur, Leonardo do Prado Minano, conta que o intuito foi promover a socialização dos estudantes, que ficaram por muito tempo com o ensino remoto, e também para a aproximação da Esan com as outras unidades. “Visto que muitos estudantes estão vindo à Universidade presencialmente pela primeira vez neste semestre, propusemos a festa para aproximar toda a comunidade em um momento de lazer e descontração. Nós tivemos interesse em organizar a festa especialmente para colocar em prática nossos conhecimentos sobre público e planejamento de eventos”, detalha.

O arraiá do Prédio Azul reuniu servidores da Agead e Agecom

A sexta-feira, 10, também foi agitada em diferentes unidades. No prédio do Complexo de Educação a Distância (Ead) e Escola de Extensão, a festividade uniu os servidores das Agências de Educação Digital e a Distância (Agead) e de Comunicação Social e Científica (Agecom). O diretor da Agead, Hercules da Costa Sandim, afirma que a primeira edição do Arraiá do Prédio Azul foi um sucesso. “Este foi o primeiro momento que as duas agências confraternizaram de maneira conjunta, alinhando os interesses de todos em prol de uma convivência harmoniosa, que só tem a promover o crescimento de nossas ações de forma integrada. Esperamos que este seja o primeiro de muitos outros momentos de integração”, diz.

A festa envolveu também os estagiários e terceirizados, que apesar do convívio diário, ainda não tinham tido a oportunidade de festejar juntos. “Foi ótimo celebrar e integrar as equipes. A gente faz muita coisa conjunta, mas no dia a dia as pessoas não se conhecem. Foi um momento lindo, alegre e descontraído, que repercute positivamente para o ambiente de trabalho”, ressalta a diretora da Agecom, Rose Mara Pinheiro.

O arraiá da Famez contou com música ao vivo e quadrilha

A Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) também entrou em clima de festa. A celebração reuniu os servidores ao redor de uma mesa cheia de quitutes típicos. “Foi uma comemoração pequena, mas um momento muito agradável. Contou com técnicos, alguns docentes e terceirizados, com uma boa troca de afetos e muita comilança, como bem pede a festa”, brinca o diretor da Faalc, Gustavo Rodrigues Penha.

O dia também foi de arraiá para os estudantes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Além de comidas típicas, a programação incluiu música ao vivo, bingo e quadrilha. “A festa foi aberta para todos os públicos. A ideia surgiu dos próprios estudantes”, diz a estudante Milena Chagas, uma das organizadoras.

No Câmpus de Chapadão do Sul, a celebração foi aberta para estudantes, servidores e seus familiares, com barracas de comidas típicas como pamonha, curau, bolo de milho, canjica, maçã do amor e pastel. Segundo a assistente social Ligiane Monteiro de Arruda, o arraiá surgiu por iniciativa dos estudantes e a organização foi do Programa de Educação Tutorial do Câmpus, da Atlética Desordem e de outros grupos integrados também por servidores.

Servidores e estudantes se empenharam na decoração da festa do CPCS

A festança também teve brincadeiras, como correio elegante, pescaria e cadeia, além de show ao vivo e quadrilha. “Vejo essa festa como uma promoção do bem-estar social. Com o retorno presencial muitos estudantes relataram o anseio de uma festividade como esta”, destaca a assistente.

O que vem por aí

Apesar de algumas unidades e agências já terem comemorado, estamos na primeira quinzena do mês e ainda há muito o que celebrar. Os Câmpus do Pantanal, de Paranaíba, de Três Lagoas e de Ponta Porã se preparam para os festejos, que devem ser realizados em breve.

As pró-reitorias também planejam festividades, com as das de Planejamento, Orçamento e Finanças e de Graduação, programadas para as próximas terça e quarta-feira, 14 e 15, respectivamente. A celebração da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis ficou agendada para o dia 21 de juunho e terá comidas típicas, decoração e os servidores devem até se vestir a caráter. Já a comemoração da Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura está prevista para a última semana do mês de junho, em data a ser definida. O arraiá da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação também está previsto para quarta-feira.

Texto: Ariane Comineti e Mylena Rocha

Fotos: Reprodução/Arquivo pessoal de estudantes e servidores