Ciclo de palestras aborda inclusão das pessoas com deficiência na Universidade

Com ciclo de palestras e rodas de conversa, a inclusão das pessoas com deficiência (PcD) será tema de debates na Cidade Universitária. A Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas (Seaaf) promove uma série de atividades que buscam contribuir para a integração e garantia de direitos. As ações integram a campanha Eu Respeito de outubro.

A secretária de Acessibilidade e Ações Afirmativas, Mirella Villa da Fonseca, explica que as ações se devem ao aumento do ingresso de PcD na Universidade. De acordo com dados da plataforma UFMS em Números, são mais de 400 estudantes com deficiência presentes em todos os Câmpus. “A Seaaf promove permanentemente ações que visam garantir tais direitos e em outubro, por meio da Eu Respeito, fortalecemos a visibilidade das ações de acesso, permanência, participação e sucesso dos nossos estudantes”, diz. 

Cada vez mais, a Universidade tem se dedicado à inclusão. Desde 2020, o Plano de Acessibilidade busca garantir a acessibilidade universal dos espaços físicos e dos serviços oferecidos para todos os usuários, contemplando formas de deslocamento, plataformas e modelos educacionais, informacionais e de comunicação, como explica a secretária.

“O Plano apresenta metas e ações para o período 2020-2024, mesmo espaço de tempo do Plano de Desenvolvimento Institucional. Estas metas e ações foram pensadas para consolidar, melhorar e ampliar a igualdade de oportunidades e condições de ingresso e permanência na Universidade, seja do estudante ou do servidor”.

As palestras e rodas de conversa serão desenvolvidas ao longo de todo o mês e as atividades começam nesta quarta-feira (5). O destaque é a apresentação do projeto “Tenho um colega com deficiência, e agora?”, que busca informar a comunidade universitária sobre as deficiências e apresentar orientações para a convivência. 

Confira a programação completa:

5 de outubro

  • Apresentação do projeto “Tenho um colega com deficiência e agora?”: às 19h, na sala 411, do bloco Multiuso 2
  • Palestra “Superdotação: identificação e atendimento”, com Eliane de Fátima Fraulob (Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande):  às 19h30, na sala 411, do bloco Multiuso 2

20 de outubro

  • Exposição de tecnologias assistivas para apoio à pessoa com deficiência: o dia todo, no Corredor Central

24 a 27 de outubro

  • Rodas de conversa “Tenho um colega com deficiência e agora?”: com visitas às salas de aula

28 de outubro

  • Roda de conversa “Tenho um filho com deficiência na UFMS”: às 9h, na Seaaf

31 de outubro

  • Palestra com o tema “Cotas na UFMS: Os 10 anos da Lei Nº 12.711”: às 9h, com local a ser definido

Texto: Mylena Rocha