Cerimônia de formandos da Faeng e Inbio encerra agenda de colações de grau da Cidade Universitária

A cerimônia de colação de grau reuniu estudantes da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) e do Instituto de Biociências (Inbio) na tarde desta quinta-feira, 4. Trata-se da quarta cerimônia do calendário de celebrações, realizada no formato remoto, com transmissão pelo canal da TV UFMS.

O reitor Marcelo Turine enfatizou que os novos formandos são o futuro do Mato Grosso do Sul e do Brasil. “Vocês, daqui a pouco, estarão liderando várias áreas em empresas, na academia, nas escolas, ajudando a reduzir a corrupção, a melhorar o desempenho das instituições. Sejam felizes, busquem a felicidade na profissão de vocês”.

A vice-reitora Camila Ítavo frisou que a colação de grau é um momento de comemoração e para agradecer. “Para que serve uma comemoração? Para marcar uma data especial e, também, para que a gente se fortaleça nos períodos mais difíceis”, disse.

A professora Luciana Cambraia Leite foi escolhida como paraninfa da turma de Engenharia Elétrica e fez um discurso em nome de todos os homenageados na solenidade. “Quero agradecer o convite de ter sido escolhida como paraninfa. Parabenizo todos os formandos da Faeng e do Inbio, desejo que tenham um caminho de muita ética e sucesso”.

O diretor da Aginova, Saulo Gomes Moreira, deixou uma mensagem aos estudantes.

Diretor da Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova), Saulo Gomes Moreira deixou uma mensagem aos novos bacharéis, licenciados e tecnólogos. “A colação simboliza a conclusão de uma etapa que é fundamental na vida de cada um. Ela vem agregada de um processo de crescimento, amadurecimento e fortalecimento da pessoa. Vocês carregarão esse aprendizado para a vida toda”, destacou.

O diretor da Faeng, Robert Schiaveto de Souza, ressaltou que os estudantes superaram diversos desafios ao longo da trajetória acadêmica e desejou que todos sejam gratos por este momento. “Sintam-se orgulhosos de serem UFMS, uma das melhores universidades do país e do mundo. É um ambiente onde não só se adquire os conhecimentos já disponíveis, mas que produz através da pesquisa e da extensão”. 

Para o diretor do Inbio, Ramon José Correa Luciano de Mello, trata-se de um dia especial não só para os estudantes, mas também para os gestores, professores e técnicos. “De uma forma, ou de outra, nós fazemos parte desse histórico de formação. Seja imprimindo um documento, assinando um ofício, ministrando uma aula, nós contribuímos, pelo menos um pouquinho”, lembrou.

A formanda Márcia Socorro dos Santos fez discurso em nome dos colegas.

A formanda de Ciências Biológicas Anahí Cerzósimo de Souza Escobar fez a leitura do juramento em nome de todos os concluintes presentes na cerimônia. A estudante de Engenharia Ambiental, Márcia Socorro dos Santos, fez o discurso para os colegas formandos. “Entramos aqui como pedras brutas. Aos poucos, a terra e o pó saíram, fomos sendo lapidados e lentamente fomos nos descobrindo. Hoje, nosso brilho é imenso. Não somos mais pedras brutas, mas, sim, valiosas pedras preciosas”.

A cerimônia de colação de grau reuniu estudantes dos cursos de  Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Geografia (bacharelado), Tecnologia em Eletrotécnica Industrial e Ciências Biológicas (bacharelado) e Ciências Biológicas (licenciatura).

Os formandos terão acesso  ao diploma em breve, como uma estratégia para contribuir com a empregabilidade dos formandos. Além do diploma digital, as unidades também disponibilizarão a versão física do documento. 

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Reprodução