Cerimônia de colação de grau reúne formandos dos Câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul e Coxim

A cerimônia de colação de grau reuniu 75 formandos dos Câmpus de Aquidauana (CPAQ), Chapadão do Sul (CPCS) e Coxim (CPCX) na tarde desta segunda-feira, 8. A solenidade foi realizada no formato remoto, com transmissão pelo canal da TV UFMS.

A solenidade on-line reuniu estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Turismo, do Cpaq; de Administração, Agronomia e Engenharia Florestal, do CPCS; de Enfermagem, História e Sistemas de Informação, do CPCX.

O reitor Marcelo Turine realizou o discurso aos formandos com foco na transformação social, realização dos sonhos e na busca pela felicidade na profissão. “Cada um de vocês têm uma história, mas imagino que chegaram na Universidade com ansiedade, medo e com muitos sonhos. As universidades têm a missão de transformar vidas. Eu espero que a UFMS tenha cumprido a missão com vocês, de hoje estar outorgando o diploma que vai fazer diferença nas suas vidas”, disse.

A vice-reitora Camila Ítavo enfatizou que a cerimônia de colação de grau representa uma conquista de todos, não só dos estudantes, mas também dos familiares e dos servidores. “Hoje é um tempo para comemorar, agradecer e honrar, é dia de uma grande alegria, uma grande emoção. Estamos aqui por vocês, é para isso que trabalhamos”, ressaltou.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Andreia Costa Maldonado, deixou uma mensagem para os estudantes.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Andreia Costa Maldonado, parabenizou os estudantes pela perseverança e dedicação acadêmica. “Vivemos, também, a questão da pandemia. Tivemos que viver com as perdas, mas vocês continuaram firmes para alcançar esse sonho”.

 

A professora Susilene Garcia da Silva Oliveira, paraninfa do curso de Matemática do Cpaq, fez um discurso em nome de todos os homenageados. “Há alguns anos, vocês escolheram a UFMS em busca de um futuro. Obrigada por terem escolhido a nossa Universidade, ela sempre será de vocês”, agradeceu.

A diretora do Cpaq, Ana Graziele Lourenço Toledo, expressou sua alegria por presenciar a formação de novos profissionais e aproveitou para aconselhá-los sobre o mercado de trabalho. “Em qualquer lugar do país, aqueles que passam por uma Universidade pública, gratuita e de qualidade como a nossa já saem com um diferencial atrativo para as organizações que reconhecem a importância da qualificação”.

Para o diretor em exercício do CPCS, Francisco de Assis da Silva Medeiros, os formandos têm capacidade para crescer em diferentes áreas, seja no mercado, como no empreendedorismo. “Só não se esqueçam da educação continuada. O conhecimento se renova a cada dia. Não queremos cortar o vínculo, estamos aqui à disposição dos nossos egressos”, disse.

Já a diretora do CPCX, Silvana Aparecida da Silva Zanchett, aproveitou o momento para exaltar a dedicação do corpo docente pelo cuidado com os estudantes durante a trajetória. “Quero parabenizar também a equipe técnica, que cuidou, com muito carinho, para que essa colação ocorresse”.

A formanda Maria Clara fez discurso em nome de todos os concluintes.

A formanda Crisna de Lima Tenório, do curso de Pedagogia do Cpaq, fez a leitura do juramento em nome de todos os concluintes presentes na cerimônia. A estudante de enfermagem do CPCX, Maria Clara da Cruz Peres Ferreira, deixou uma mensagem em nome de todos os bacharéis e licenciados. “Fomos formados para sermos excelentes profissionais, assim como quem nos ensinou. Fomos os que não desistiram, os que persistiram, e hoje alcançamos mais um objetivo, uma conquista tão almejada”, celebrou.

Texto: Mylena Rocha