Casa de Ciência e Cultura promove atividades em alusão à Primavera dos Museus

Nesta quarta-feira, 23, a Casa de Ciência e Cultura da UFMS propõe o debate sobre: “A Importância dos Museus para a sociedade e para a popularização da Ciência”. A atividade será transmitida on-line, a partir das 20h, no canal do CiPop MS Ciência Popular Sul-Mato-grossense, na plataforma Youtube.

De acordo com o coordenador da Live, Rafael Pereira, que faz parte do CiPop MS Ciência Popular Sul-Mato-grossense, a atividade é um bate-papo sobre a imagem dos museus. “Existe uma imagem bem estereotipada de que o museu é um lugar, de certa forma morto, com coisas velhas. E isso não é verdade, o museu é bem parecido com a universidade que trabalha com três pilares: ensino, pesquisa e extensão. O museu também tem os três pilares: preservação, pesquisa e comunidade. São realizados diversos trabalhos educacionais, em conjunto com escolas, universidades e outros projetos, como pesquisa. É no museu que a gente vai entender a nossa história enquanto humanidade. Ali também fazemos ciência”, comenta Pereira.

A transmissão terá a participação do professor e historiador Luciano Alonso, que também acredita que os museus atuam como uma instituição com base em ensino, pesquisa e extensão. “E, assim como a universidade, já utilizam recursos digitais a algum tempo. A pandemia apenas acelera e condiciona mais esse processo. O ensino nos museus se dá por meio de oficinas, cursos e no próprio atendimento guiado por técnicos, que quase sempre são professores também”.

CINE Cosmos Home office: 14ª Primavera dos Museus – É outra atividade proposta pela Casa de Ciência e Cultura da UFMS. A transmissão será realizada nesta quinta-feira, 24 de setembro. A partir das 18h30 também por meio do canal do CiPop MS Ciência Popular Sul-Mato-Grossense. E terá a participação especial do professor Moacir Lacerda, que trabalha na área de física da atmosfera e Adriana Galbiati, especialista ligada à questão ambiental.

De acordo com a professora do Infi e Coordenadora Geral da Casa de Ciência e Cultura de Campo Grande Isabela Porto Cavalcante, o Cine Cosmos é uma adaptação de uma atividade promovida pela Casa da Ciência com o Clube de Astronomia Carl Sagan. “É uma versão de uma atividade que já fazíamos, de assistir a um filme, e depois discutir sobre o filme. Sempre algum tema ligado à ciência”, comenta a professora.

A recomendação é para os interessados em participar do debate, assistirem anteriormente ao filme escolhido. “Vamos discutir sobre o filme “Home” que está bem contextualizado neste nosso momento de devastações dos nossos biomas, das nossas florestas, do Pantanal, então todos os sinais do aquecimento global e das mudanças climáticas. Então, discutiremos sobre o que podemos fazer para vislumbrar um futuro”, conclui.

As atividades da Casa de Ciência e Cultura da UFMS estão disponíveis no Facebook do projeto.

Texto: Tathiane Panziera