Campus de Aquidauana forma novos profissionais

Emoção, alegria e gratidão marcaram a colação de grau do Campus de Aquidauana (Cpaq) da UFMS. A cerimônia solene foi realizada nos dias 17 e 18 de fevereiro no Anfiteatro da Unidade I.

Ao todo, cem formandos dos cursos de Administração, História, Pedagogia, Turismo, Ciências Biológicas, Geografia (bacharelado e licenciatura), Letras (inglês, espanhol e literatura) e Matemática colaram grau em duas noites com as presenças do reitor Marcelo Turine e da vice-reitora Camila Ítavo, familiares, amigos e servidores.

Em seu discurso, o reitor Marcelo Turine parabenizou os formandos pela conquista. “Parabéns aos nossos profissionais, nossos ex-estudantes, egressos da UFMS! Que vocês utilizem do conhecimento adquirido no ambiente da sala de aula, com os colegas e professores. Muita competência, sejam éticos, que sejam bons profissionais e tenham gratidão com as pessoas, com a família e com as instituições. Que vocês tenham orgulho de ter estudado na UFMS que é a maior e melhor universidade do nosso estado”, enfatiza.

Para a vice-reitora Camila Ítavo, participar da formação desses acadêmicos é um sentimento de dever cumprido e muito orgulho, tanto da equipe de professores e técnicos quanto dos estudantes do Cpaq. “Todos se dedicaram para que esse momento chegasse. Nós só existimos enquanto Universidade porque temos os alunos”, diz. A vice-reitora ainda ressaltou que os formandos estão muito bem preparados para contribuir com a transformação da sociedade.

O diretor do campus de Aquidauana, Auri Frübel, também esteve presente nas cerimônias. “É um evento muito esperado pelos formandos e também bastante especial para nós aqui na UFMS. Um momento em que nós colocamos cem novos profissionais no mercado de trabalho para a sociedade. Desperta aquele sentimento do dever cumprido enquanto formadores”, conclui o diretor.

Adriana Ramires Morais, licenciada em Pedagogia, afirma que o encerramento desse ciclo é motivo de orgulho. “Foram muitas batalhas durante o percurso acadêmico. A gente passa por todo tipo de coisa, tanto psicológico como físico. Mas vale a pena para a gente conseguir ser alguém melhor na vida”, destacou.

A experiência na Universidade foi muito enriquecedora, para a formanda do curso de História, Fátima Mendes Pereira. “Espero que no futuro eu venha a ter essa experiência novamente”.

Hélio dos Santos de Arruda, bacharel em Administração, comentou sobre o papel da Universidade. “ Mostrou para mim que eu tenho chance de ter uma nova vida, um novo olhar para a sociedade, onde eu possa também fazer parte dela, contribuir com os meus conhecimentos e passar isso adiante”, diz.

Texto: Juliana Ovelar (estagiária da Agecom no Cpaq)