Campo Grande zera primeiros lotes de vacina contra gripe

Estoque de vacinas contra a gripe na Clínica-Escola da UFMS também acabou

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe no início desta semana. Devido à alta adesão do primeiro grupo – idosos e profissionais de saúde – as doses em Campo Grande acabaram nos dois primeiros dias da campanha em todos os postos de vacinação. A sala de vacinas da Clínica-Escola estava auxiliando, vacinando a comunidade interna, observando o perfil do público prioritário nesta primeira etapa da campanha, ou seja, servidores e estudantes das áreas de saúde e idosos.

“Devido à grande procura as doses de vacina contra influenza na sala da Clínica acabaram e, assim que a situação for normalizada e os estoques forem repostos, retomaremos a imunização”, explica a diretora do Instituto Integrado de Saúde (Inisa) Luciana Contrera. A diretora pede à comunidade acadêmica que tenha calma e permaneça em casa, obedecendo às medidas emergenciais e evitem se dirigir até a Cidade Universitária até que cheguem novos estoques. “Quando retormarmos a vacinação, avisaremos pelos canais de comunicação da Universidade”, destaca.

A Campanha

De acordo com informações da Sesau, Campo Grande recebeu até agora dois lotes de vacinas, que totalizaram 44.610 doses, e foram entregues em farmácias e unidades de saúde, com o objetivo de descentralizar a vacinação e evitar a aglomeração de idosos. Com a alta adesão à campanha, as doses se esgotaram, sendo que há previsão para nova entrega no início da próxima semana.

Prevista para acontecer em Abril, nesse ano a campanha de imunização contra Influenza foi antecipada com o objetivo de reduzir os casos e a circulação do vírus durante a pandemia do coronavírus (Covid-19). A medida foi tomada pelo Ministério da Saúde no final do mês de fevereiro e acordado com os laboratórios que fabricam a vacina sobre a entrega escalonada do imunobiológico.

Segundo a Sesau, não há necessidade de descontrole na busca das vacinas pela rede pública e farmácias parceiras, uma vez que a entrega para o próximo lote do imunobiológico está prevista para o início da semana. Outra recomendação da pasta é que pessoas com mais de 60 anos de idade evitem sair de casa sem necessidade, uma vez que a campanha permanecerá sendo de exclusividade desse público até o dia 15 de abril e continuará vacinando até o dia 22 de maio.

“Não há a necessidade de alvoroço, você estará mais seguro em casa do que na fila aguardando para vacinar. Ainda tem tempo suficiente para tomar a vacina, então evite aglomerações e permaneçam seguros”, orienta a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo.

Texto: Vanessa Amin, com informações da Sesau/PMCG