Campo Grande receberá Congresso Brasileiro de Arborização Urbana

A capital sul-mato-grossense e a UFMS serão sede do 24º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU) e do 3º Congresso Ibero-americano de Arborização Urbana, em 2020. A escolha foi feita durante a Assembleia Geral da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, realizada em João Pessoa (PB), na terça-feira (26). O Congresso é considerado o maior evento da área de Arborização Urbana do país. A UFMS esteve representada na presença da professora Eliane Guaraldo, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng). Uma comissão organizadora com membros da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) também foram até a Paraíba apoiar a candidatura de Campo Grande.

Este ano, a 23ª edição do CBAU foi realizada de 23 a 27 de novembro, junto com o Congresso Ibero-americano de Arborização Urbana, cujo tema foi “Antropização, Sustentabilidade e Cidadania”. O Congresso é realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e tem o objetivo de promover o intercâmbio da ciência, divulgação e conhecimento sobre arborização urbana, florestas urbanas e sustentabilidade nas cidades.

Professora Eliane, que também é membro da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), explica que a escolha da capital sul-mato-grossense para sediar o Congresso no próximo ano se deve ao trabalho que tem sido desenvolvido na área, como o Encontro de Arborização Urbana, que foi sediado pela UFMS, durante a 71º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu em julho, na Cidade Universitária e por meio do apoio governamental e da própria Universidade que recebeu, durante a candidatura. Além disso, ela afirmou que foi criada a Rede MS de Arborização, com prefeituras de diversos municípios do estado.

Em setembro, Campo Grande também foi sede do 1º Fórum de Arborização de MS para Cidades Sustentáveis, que foi organizado pelo Laboratório da Paisagem do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN) da UFMS, sob a coordenação da professora Eliane Guaraldo.

Para 2020, poderão participar do Congresso, profissionais arboristas, pesquisadores, estudantes, engenheiros florestais, enfim pessoas que se interessarem e tenham as árvores como suporte de estudo. “Toda a faixa de população no Brasil que atua com árvores. Seja produzindo, plantando, seja fazendo a gestão”, ressaltou Eliane Guaraldo.

A professora também reforçou a importância de Campo Grande e a região Centro-Oeste comportarem o evento, promovendo uma conscientização ambiental e proporcionando também compartilhamento de conhecimento aos interessados pela área. “A importância de Campo Grande receber o evento é que a região Centro-Oeste, há 16 anos não cedia um Congresso Nacional sobre o assunto. O último foi em 2013, em Goiânia (GO). Nós nunca tivemos um evento nacional nessa área e agora Campo Grande está reunindo muitas pessoas interessadas, porque elas vêm sendo motivadas pelas ações de valorização do meio ambiente urbano, do conforto da cidade, da sustentabilidade, do conhecimento. Além de motivar as pessoas a entenderem mais e a praticarem melhor a profissão”, explicou.

A previsão, a princípio, é de que o evento ocorra na semana do dia 21 de setembro de 2020, quando se comemora a Semana Oficial da Árvore, na capital. Espera-se que o evento tenha a participação de 1000 a 1200 pessoas.

De acordo com professora Eliane, haverá na programação do evento, palestras principais, minicursos, exposição oral de trabalhos, campeonato de escalada e capacitações. Além disso, importantes órgãos e instituições públicas como Sectur, Semadur, Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e mais 25 instituições apoiarão a realização do Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU), em Campo Grande (MS).

Texto: Mara Machado

Fotos: Divulgação do evento (SBAU)