Ações de incentivo à doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea serão realizadas todos os Câmpus

Nesta quarta-feira, 29, a partir das 14h, será realizado o lançamento da ação Sangue Bom, no auditório da Faculdade de Odontologia (Faodo). A realização é em parceria com o Instituto Sangue Bom (ISB) e o intuito é a promoção de ações para a sensibilização da comunidade para a doação de sangue e cadastro como doador de medula óssea. 

Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, a ação será realizada em todas as 25 Unidades de Administração Setorial da UFMS. “Esta iniciativa faz parte da ‘Se cuide, te amo! Uma ação do coração da UFMS’, que inclui a ‘Eu Respeito’, por meio da qual, a cada mês, um tema é trabalhado junto à comunidade universitária. A doação de sangue salva vidas e a Universidade precisa ser protagonista para que possamos ajudar o máximo de pessoas”, disse.

A ação será composta por uma palestra inicial, para a qual estudantes, docentes, técnicos-administrativos e colaboradores terceirizados da unidade serão convidados, seguida de um período indicado para que os interessados realizem a doação e cadastro junto ao órgão municipal responsável pela coleta, nominando a Sangue Bom. “Não há um cronograma específico, vamos iniciar pelo Instituto Integrado em Saúde (Inisa) e unidades com cursos da área da Saúde e da Biologia e seguiremos para as demais. A ação deve continuar durante todo o ano e se estender até o início de 2023”, explicou o pró-reitor. 

Para o fundador e presidente do ISB, Carlos Alberto Rezende, conhecido como professor Carlão, além de sensibilizar para o ato de doar, a ação irá colaborar para a formação dos estudantes. “Irei ministrar a palestra inicial falando sobre a história de um transplantado, que sou eu, e falarei sobre a causa da solidariedade por meio da doação de sangue e cadastro de medula responsável. Humildemente visamos também colaborar na formação mais humana dos futuros profissionais desta valorosa instituição, que nos possibilita esse espaço”, informou. 

Texto: Ariane Comineti