Campanha Eu Respeito de outubro tem como tema a celebração à pessoa

Da sala de aula aos laboratórios, uma instituição de ensino precisa de uma série de recursos para funcionar. Porém, o principal fator para que a Universidade possa cumprir sua missão é a dedicação de estudantes e servidores. A campanha Eu Respeito de outubro tem como tema a pessoa e terá uma programação para celebrar aqueles que fazem da UFMS uma instituição pública de qualidade.

O Monumento Símbolo ficará iluminado na cor Rosa, em alusão ao Outubro Rosa, que busca alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Celebrada anualmente, a data também visa proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

Na Cidade Universitária e nos Câmpus de Coxim (CPCX) e Três Lagoas estão previstas ações do Programa Sou Mulher UFMS voltadas à conscientização para toda a comunidade. Também serão realizadas rodas de conversa e vídeos informativos sobre a campanha, com foco nas servidoras da Universidade. No Câmpus de Coxim, a programação também inclui exames papanicolau, mamografia, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis, atividades de educação em saúde e de lazer, em parceria com a prefeitura municipal. Ainda com foco nelas, o CPCX também promove atividades do Projeto Mãe, que visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O mês também inclui atividades dedicadas à inclusão, relacionadas à igualdade de gênero e às pessoas com deficiência (PcD). No dia 3 de outubro, será realizada a roda de conversa com o tema “A despatologização da sexualidade e identidade de gênero”, às 17h30. O evento será híbrido e aberto para estudantes de todos os Câmpus.

As demandas das pessoas com deficiência na Universidade serão tema de diversas atividades na Cidade Universitária. No dia 5 de outubro, será realizada a apresentação de um projeto sobre estudantes PcD, além da palestra que trará o debate sobre a superdotação. Já no dia 20, o corredor central da Cidade Universitária recebe a exposição sobre as tecnologias assistivas para apoio à pessoa com deficiência. Entre os dias 24 e 28, estão previstas rodas de conversa, promovidas pela Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas, com os temas “Tenho um colega com deficiência e agora?” e “Eu tenho um filho com deficiência na UFMS”. A programação encerra no dia 31 de outubro, com a palestra “Cotas na UFMS: Os 10 anos da Lei nº 12.711”.

O cuidado com as pessoas que integram a comunidade universitária inclui ações que estimulam a atividade física. Neste mês, a Academia Escola da Cidade Universitária confirma as inscrições dos interessados e inicia os treinamentos, que são gratuitos para estudantes e servidores. 

A cultura também é importante para as pessoas, ao fortalecer o exercício do pensamento e construção da identidade. Pensando nisso, a Universidade promove o Movimento Concerto, que tem como objetivo democratizar o acesso à música. No dia 24, o pianista tcheco Václav Pacl será a atração no Teatro Glauce Rocha.

Os Câmpus recebem ao longo do mês de outubro a exposição com as imagens selecionadas no concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos. As 14 fotos valorizam o olhar dos estudantes e servidores, que registraram cenas do cotidiano na Universidade.

Além de toda esta programação, a Universidade ainda tem um grande acontecimento marcado na agenda. Entre os dias 24 e 28 de outubro, a Universidade promove o Integra UFMS 2022, o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. O evento ocorre na Cidade Universitária, com apresentações presenciais, seminários digitais e atividades culturais.

Também entre os dias 24 e 28, ocorre a Semana do Lixo Zero, com o objetivo de promover a conscientização ambiental e práticas sustentáveis. A ação é realizada em todos os Câmpus com coleta de resíduos e uma programação voltada à sustentabilidade, que será divulgada em breve.

Por fim,  os docentes e técnicos-administrativos receberão uma homenagem. No dia do Servidor Público, 28, será divulgado um vídeo especial em agradecimento àqueles que se dedicam à UFMS. 

Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Mylena Rocha