Calendário 2020 da UFMS já tem sua foto de capa

Depois de quatro dias de votação, 5.785 curtidas, cerca de 800 comentários, mais de 400 compartilhamentos e mais de 9,5 mil pessoas envolvidas com a publicação no Facebook, a imagem da ave rara se olhando no retrovisor de um carro, registrada pelo professor de Medicina Everton Ferreira Lemos foi a mais votada, com 1.791 likes, dentre as 14 escolhidas no concurso Além dos Olhos, para ilustrar a capa do Calendário 2020 da UFMS.

A disputa foi bastante acirrada e expressiva. A fotografia do professor de Administração Dalton Sousa, do campus de Paranaíba, com sombras e ângulo diferente do Monumento Símbolo da UFMS, ficou em segundo lugar com 1.757 curtidas.

Em termos de alcance no Facebook, a votação atingiu 45,7 mil pessoas, número que reflete o maior engajamento ao concurso, ano após ano de sua realização.

Segundo professor Everton Lemos, a foto foi escolhida de seu acervo pessoal justamente pela temática do edital do concurso. “Achei que esta foto caberia para participar deste processo pela perspectiva de vários olhares que ela traz. Tanto o nosso olhar, que eu diria com um aspecto de raridade, e também o olhar do tucano para o retrovisor”, contou. Ele disse ainda que não esperava receber tantas curtidas e ficou surpreso com todo o engajamento da comunidade e da equipe do Hospital Dia, onde atua. “Todo mundo curtindo, encaminhando para grupos, fazendo uma manifestação bem favorável para a votação. E também conhecendo as outras fotos que participavam do concurso. Foi muito satisfatório. Foi uma experiência maravilhosa. Até porque eu gosto muito de fotografias e de fazer fotos de natureza”, enfatizou.

Professor Everton ressaltou ainda que o ambiente da Cidade Universitária favorece registros como o que ele e outros candidatos fizeram. “Como há várias espécies de pássaros, a gente fica cuidando para fazer um registro legal”, disse. O araçari, flagrado pelo professor num carro no estacionamento da Famed, é uma ave ornamental menor que o tucano, que tanto se alimenta de frutas quanto de carne já que gosta de comer ovos e filhotes de outros pássaros e é mais comum no estado de Mato Grosso.

Professor Dalton comemora sua participação. “Foi uma festa participar deste concurso. Muito divertido ver o pessoal curtindo, comentando, compartilhando entre amigos. Estou muito feliz por ter uma foto minha escolhida para estar no calendário da UFMS, que é utilizado como ferramenta de trabalho por outros colegas”. O docente revelou que sua foto foi feita depois de uma tarde de trabalhos na Cidade Universitária, onde estava em viagem, durante o mês de maio, e ao perceber algo especial no ângulo e no conjunto de sombras e luz que compunham uma imagem diferente do maior símbolo da Universidade.

O concurso foi realizado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), em parceria com a Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) e a Seção de Arquivo da Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura. “Nesse ano, as fotos trouxeram uma visão mais humanizada, com alunos, a nossa natureza reelaborada dentro da paisagem urbana e integração entre todos esses elementos. Acredito que vamos produzir um lindo calendário”, comenta o pró-reitor da Proece, Marcelo Fernandes.

A comissão julgadora foi composta pela jornalista Vanessa Amin da Divisão de Produção Jornalística da Agecom, pela professora Patrícia Osses da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, e pela servidora da Proece Mariana Cavalcante. “Para a escolha consideramos aspectos técnicos, mas também a criatividade dos trabalhos e a sua ligação direta com a Universidade”, enfatizou a Vanessa.

“Eu acredito que iniciativas como a deste concurso unem a comunidade universitária. E, ao mesmo tempo, mostram a diversidade que temos dentro de nosso campus. Além de, realmente, chamar a atenção para que possamos ter novos olhares para a Universidade”, finaliza professor Everton.

Everton Lemos – Foto mais curtida

Texto: Ana Carolina Monteiro