Brasil, Portugal e Espanha debatem agricultura irrigada

Nesta terça-feira, 11, teve início o Seminário Íbero-Brasileiro de Agricultura Irrigada. O evento é realizado pelo Instituto de Pesquisa e Inovação na Agrigultura Irrigada (Inovagri), Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid), Associação Espanhola de Irrigação e Drenagem (Aeryd), Federação Nacional de Irrigação de Portugal (Fenareg), Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará (AEAC) e Instituto Future. A UFMS é uma das instituições que apoiam o Seminário.

“Agradecemos a todos os participantes deste Seminário. Muitos parceiros estão conosco há mais de dez anos contribuindo para a realização de importantes eventos como este que visam a capacitação e a discussão de pesquisas aplicadas”, disse o diretor geral do Inovagri Douglas Ribeiro Garcia. Os presidentes da Aeryd Jose Maria Gonzalez e da Fenareg Jose Gonçalves Nuncio participaram da abertura e desejaram as boas-vindas aos estudantes, profissionais, pesquisadores e produtores dos três países.

O reitor Marcelo Turine destacou a participação das universidades, em especial na composição da comissão científica do Seminário. “É uma satisfação para UFMS e para Mato Grosso do Sul estar com todos neste evento. Parabenizo a comissão organizadora e também a comissão cientifica, na qual participa o nosso professor Ricardo Gava do Campus de Chapadão do Sul. Também cumprimento todos os parceiros que colaboram para a discussão deste importante tema”, ressaltou.

“Obrigada a todas as instituições de educação e pesquisa que participam. Esta é uma oportunidade para discutir possibilidade de envolver professores, pesquisadores e estudantes e produtores rurais”, disse o secretário de Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima. Ele convidou as universidades presentes, entre elas a UFMS a colaborarem também na troca de experiências junto ao governo.

O presidente da Abid Everaldo Mantovani também ressaltou a participação dos reitores, entre eles o reitor da UFMS. “Agradeço a presença dos reitores. Isso mostra a relevância deste evento”, falou.

O Seminário Ibero-Brasileiro de Agricultura Irrigada tem como objetivo propiciar ambiente para debates, transferências de conhecimento e troca de experiências entre o Brasil, Espanha e Portugal no setor da Agricultura Irrigada; discutir o uso consciente dos recursos hídricos e realizar a interação entre pesquisadores, profissionais, estudantes e instituições de todos os países envolvidos. O evento conta com a participação de especialistas dos três países durante os dois dias, 11 e 12 de maio e está sendo realizado de forma remota.

Mais informações, bem como a programação completa podem ser conferidas aqui.

Texto: Vanessa Amin, com informações da Inovagri