Bibliotecas retomam atendimento presencial gradualmente

A partir de hoje, 28, a Biblioteca Central retoma o atendimento presencial, apenas para as atividades de empréstimo e devolução, mediante agendamento obrigatório. Para que este retorno se dê com segurança para toda a comunidade acadêmica, a Coordenadoria de Bibliotecas e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) elaboraram um Plano de Biossegurança específico.

Aprovado pelo Comitê Operativo de Emergência e pela Comissão Interna de Biossegurança da UFMS, o Plano de Biossegurança para Atendimento ao Público das Bibliotecas da UFMS prevê que todas as bibliotecas voltem a realizar atendimentos presenciais, gradualmente, a fim de evitar os riscos de contaminação pela Covid-19. “Nos meses anteriores, estávamos totalmente fechados e não ocorreu nem empréstimo nem devolução por razões de segurança do servidor e usuário, mas o Plano veio para apresentar diretrizes de manuseio do material, higienização e atendimento ao usuário, dando mais segurança a todos”, explica a chefe da Coordenadoria de Bibliotecas, Alessandra Borgo.

No momento, somente a Biblioteca Central está agendando atendimentos e apenas para empréstimo e devolução, e as demais Bibliotecas ainda definirão suas datas de retorno. O agendamento deve ser feito com antecedência mínima de 24 horas pelo site bibliotecas.ufms.br/emprestimoedevolucao. “A partir desta semana, estas atividades poderão ser agendadas. Sem o agendamento prévio não será possível o atendimento”, reforça Alessandra.

A presença no local se dará com uso obrigatório de máscara e será disponibilizado álcool 70º para higienização das mãos, tanto para os servidores como para o público externo. Além disso, os servidores em contato com o público utilizarão protetores faciais e uma escala de trabalho presencial será definida em cada campus, para evitar aglomerações.

A data de devolução dos materiais que estão sob empréstimo foi estendida até o retorno das aulas presenciais, porém os materiais devolvidos serão isolados em quarentena por dez dias, em local separado do restante do acervo e do público. Passado este período, o material será higienizado com uso de bastões de sanitização UV-C, também em local adequado.

Segundo a presidente da Comissão Interna de Biossegurança, Gecele Matos Paggi, a elaboração do Plano foi encabeçada pela Coordenadoria de Bibliotecas juntamente com a Prograd. “Eles o enviaram para uma avaliação e discussão dentro do Comitê Operativo de Emergência e também para a Comissão Interna de Biossegurança. Avaliamos, especificamente, e, principalmente, essas etapas relacionadas ao empréstimo e devolução dos livros. O pessoal adotou procedimentos bastante seguros, do nosso ponto de vista”, afirma. “Pequeníssimos ajustes foram necessários. Eles fizeram um trabalho muito bom e agora o Plano está disponível e toda a comunidade vai ter a possibilidade de fazer empréstimos, estudar e continuar seus cursos de forma muito segura”, ressalta Gecele.

Os Planos de Biossegurança da UFMS e para Atendimento ao Público das Bibliotecas detalham o funcionamento da Instituição de acordo com as etapas de probabilidade de disseminação do vírus, divulgadas na Análise de Cenário da Covid-19 realizada pelo Comitê Operativo de Emergência. Ambos os documentos também definem orientações de comportamento social, como manter distância mínima de dois metros entre cada pessoa, e normas de higienização dos locais e itens de uso pessoal e compartilhado.

Texto: Leticia Bueno