Atletas da UFMS conquistam medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros

Três estudantes atletas da UFMS conquistaram medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s). O evento foi realizado em Brasília (DF) entre 10 e 18 de outubro e teve a participação de 3,5 mil atletas de 271 instituições, com disputas em 26 modalidades diferentes.

 

Foto: Lucas Castro – Fundesporte

O estudante de Engenharia de Produção Erick Kenji Medrado Taira, bolsista do programa Bolsa Atleta da Universidade, conquistou o ouro na modalidade karatê kumite, na categoria acima de 84 Kg. “Foram três lutas muito boas e consegui um ótimo resultado. Depois de tanto tempo sem campeonatos por conta da pandemia, pude sentir uma energia muito boa. A sensação de competir novamente é inexplicável, assim como de trazer o ouro para a UFMS, que me ajuda com a bolsa e auxílio. Foi muito gratificante”, falou.

 

O estudante de Ciências Econômicas e mestrando em Ciências Contábeis, Guilherme Andrade e o estudante de Engenharia Ambiental, Matheus Garcett Souza, competiram no xadrez. Juntos obtiveram o bronze na categoria geral masculino.

Foto: Lucas Castro – Fundesporte

Para Guilherme, participar do JUBs é sempre uma honra. Ele contou que já havia competido em 2017 em Goiás, inclusive em dupla com Matheus, e que ficaram em sétimo lugar. “É sempre uma disputa bastante acirrada porque há muitos jogadores titulados e que já representaram a seleção brasileira em outros eventos. É uma competição onde tudo pode acontecer”, pontuou.

Matheus, que também é bolsista do programa Bolsa Atleta da UFMS, contou que após a classificação por meio dos jogos estaduais a dupla seguiu para o JUB’s 2021 como uma das cotadas para trazer medalhas e reforçou que por ser uma competição nacional as disputas são contra os melhores jogadores de cada estado. “Não tem nenhuma partida que a gente possa falar que uma vitória virá com certeza, então vivemos o campeonato a cada dia. Todo dia quando um jogava mal o outro ia lá, animava, ajudava a tentar entender por que teve aquele resultado, tendo o companheirismo de levantar a equipe”, relembrou.

Foto: Lucas Castro – Fundesporte

Matheus informou ainda que na última rodada os dois lideravam o torneio, mas estavam acontecendo todos os resultados improváveis que poderiam colocá-los na quarta colocação. “No último segundo o Guilherme conseguiu salvar a partida dele e conseguimos empatar e ficamos com o bronze. Foi uma sensação muito boa, uma mistura de alívio com um grande feito. Como é meu último ano fiquei bem feliz com esse resultado”, revelou.

“Quando conquistamos a medalha nos perguntamos ‘será que isso está acontecendo mesmo?’ Foi uma mistura de alegria e espanto, uma sensação de missão cumprida e uma satisfação enorme ao lembrar dos nossos treinamentos e de tudo que fizemos para tentar melhorar o máximo possível tecnicamente antes do evento. Conseguir colocar a UFMS no pódio da maior competição universitária da América Latina foi maravilhoso, foi um sonho”, complementou Guilherme.

Além dos três medalhistas, outros quatro estudantes atletas da Universidade integraram a delegação de MS nos jogos: os judocas Milene Cunha de Souza, do curso de Educação Física, e Leonardo Moraes Maganha, do curso de Direito; e os competidores de atletismo Bruno Shinji Shimada, do curso de Odontologia, e Julia Suemi Ohoseki Pereira, do curso de Farmácia.

A secretária de Projetos e Eventos Esportivos  da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Sepes/Proece), Edinéia Ribeiro, falou do orgulho obtido com todos os atletas. “A maioria dos estudantes participou pela primeira vez do JUB’s. Considero todos campeões por terem enfrentado os desafios durante a pandemia e por não terem desistido do esporte. Sabemos o quanto é necessário ter disciplina, foco, resiliência diante dos obstáculos”, destacou.

Para a professora, é uma satisfação muito grande ver os estudantes atletas obtendo excelentes resultados e tê-los entre os medalhistas mostra que é possível fomentar o esporte de rendimento na UFMS. A secretária disse que o intuito é identificar os novos talentos esportivos, para o devido investimento nos próximos anos, e melhorar diversos aspectos para que o esporte ganhe ainda mais espaço e força dentro da Instituição, bem como representatividade nos eventos de diferentes níveis: regional, estadual, nacional e internacional.

“A cada ano a Universidade tem investido mais no esporte, tem olhado e ouvido os estudantes atletas, tem apoiado com editais do Programa Bolsa Atleta, edital de auxílio para participação em eventos, incluindo o esportivo, bem como cedendo os espaços esportivos para treinamentos, respeitando os protocolos de biossegurança da UFMS. Temos a confiança de que 2022 será melhor e seguiremos apoiando os nossos estudantes atletas sejam eles das modalidades coletivas e/ou individuais”, finalizou.

Contando com as medalhas dos estudantes da UFMS, a delegação sul-mato-grossense obteve ao todo 19 colocações no pódio, sendo ouro em seis modalidades, prata em sete modalidades e bronze também em seis modalidades. A Fundação de Desporto e Lazer de MS (Fundesporte) também apoiou a participação no evento, fornecendo auxílios para atletas universitários do estado.

Mais informações sobre os jogos podem ser obtidas no site da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

 

Texto: Ariane Comineti

Fotos: Cedidas pelos estudantes e Lucas Castro (Fundesporte)