Atividades acadêmicas no pós-pandemia são tema de seminário virtual

Reitores e ex-presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reuniram hoje, 15, para falar sobre os futuros possíveis nas atividades de ensino, pesquisa e extensão no pós-pandemia. O seminário virtual realizado pela Andifes está sendo transmitido ao vivo neste link.

Na abertura, o presidente da Andifes, reitor da UFG, Edward Madureira comentou que novas perspectivas se abriram a partir da atual realidade e que os dados mais recentes sinalizam que existe uma saída da pandemia. “Os números dão sinais de arrefecimento e nossas instituições, que desde o primeiro momento não paralisaram e estiveram a todo tempo no combate à pandemia, aprenderam muito. As modificações no mundo a partir da pandemia são extremamente profundas e nada melhor do que conversarmos e convidarmos pessoas que ajudaram a construir esse sistema e essa entidade, e trazermos aquilo que é a nossa essência, que é justamente a autonomia, o financiamento público, a gratuidade, a inclusão e a excelência, os fundamentos da universidade federal. É uma satisfação contar com todos vocês hoje para nos ajudarem a procurar caminhos para essa situação que se avizinha que é o pós-pandemia”, falou.

O reitor Marcelo Turine acompanha o seminário e afirmou que “é muito importante o debate sobre a atuação das instituições federais na pandemia e para o planejamento das atividades para o período pós-pandemia, entendendo que os desafios são amplos e diversos para cada região e instituição. Entretanto, a troca de experiências e casos de sucesso é fundamental para que os gestores consigam construir caminhos mais sólidos e assertivos”.

O 1º vice-presidente da Andifes, reitor da UFJF, Marcus David, agradeceu a participação de todos no debate, a 2ª vice-presidente, reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães da Luz agradeceu também a disponibilidade dos convidados. O suplente do vice-presidente, reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, comentou que as temáticas são importantes para todas as universidades e o secretário-executivo, Gustavo Balduino, disse que a ideia não é chegar ao futuro junto com ele, mas a antecipação a ele. “É cumprir o papel de universidade e especular, pensar, trabalhar as possibilidades que temos. Muitas surgirão, muitas já existem e muitas podem ser repensadas. E com essa qualidade de pessoas que estão nos ajudando no debate, tanto palestrantes quanto reitores podemos alcançar um caminho, boas ideias a serem difundidas”, falou.

A programação tem a participação dos ex-presidentes das Andifes, professora Ana Lúcia Almeida Gazzola (UFMG), professor José Ivonildo do Rêgo (UFRN) e professor Jesualdo Pereira Farias (UFC), que trataram sobre os fundamentos da universidade federal; e a reitora da UFRJ, professora Denise Pires Carvalho, e os professores Marcelo Knobel (Unicamp) e Abilio Baeta Neves que falaram sobre os futuros possíveis nas atividades. Os reitores tratam também sobre a proposta da SESu sobre o Reuni Digital: Projeto de Expansão da EaD nas IES Públicas.

 

 

Texto: Ariane Comineti