Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais e UFMS assinam acordo de cooperação

Nesta terça-feira, dia 28, foi assinado o acordo de cooperação com a Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais que prevê a realização da 14ª edição do Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (Simcam), cujo a abertura será hoje, às 17h30, no Teatro Glauce Rocha.

O Simcam tem em sua programação conferencistas de referência na área do Brasil, Europa e América Latina. Os destaques desta edição são os professores Eric Clarke, da Universidade de Oxford, e François Delalande, da Universidade de Paris.

Segundo o professor do curso de Música, William Teixeira, sediar o simpósio é uma maneira de aproximar as pesquisas científicas realizadas nas diversas áreas da música para perto dos acadêmicos, como forma de incentivá-los e inspirá-los. “O Simcam, como o nome diz, trata das relações desse campo da cognição musical, que bebe muito da fonte das neurociências de uma maneira geral, mas tem uma relação com várias outras áreas da Música e de fora dela. É um evento multidisciplinar e por essa razão é uma oportunidade interessante para o curso recebê-lo, para fomentar as pesquisas da nossa comunidade, dos nossos alunos. Além disso, sem dúvida poder receber estes convidados vai deixar um legado muito grande aqui pra UFMS”, comenta.

A assinatura do acordo de cooperação garantiu a parceria com a Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais. “O termo de cooperação prevê a realização do evento. Depois dessa etapa, a gente pode pensar numa prorrogação colocando outros pontos, como eventos locais e organização de pequenos encontros”, afirma Gustavo Penha, coordenador do curso de Música.

O reitor Marcelo Turine foi uma das autoridades que assinou o acordo e assegurou que são parcerias e ações como o Simcam que validam ainda mais o papel das universidades públicas na promoção do conhecimento no país. “Esse acordo de cooperação é fundamental para a gente fortalecer as ações de educação, ciência, tecnologia e inovação na nossa Universidade. O curso de Música está em crescente desenvolvimento e eu parabenizo a Associação Brasileira e os colaboradores do curso. São ações como essa que mostram a relevância das universidades públicas, gratuitas e de qualidade, e que a gente mostra para a sociedade o quanto vale o investimento na educação”.

O Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais será realizado entre os dias 28 e 31 de maio, e vai contar com mesas-redondas, apresentação de comunicações e workshops. A programação completa pode ser conferida aqui.

Texto: Leticia Bueno

Fotos: Leandro Benites