Ano letivo de 2020 terá mais de 2,6 mil formados na graduação e pós-graduação

A UFMS é uma das três instituições federais de ensino superior que finalizou o ano letivo em 2020, resultado da não interrupção das aulas e adoção imediata do ensino remoto, e que, por isso, realiza em tempo hábil a colação de grau dos estudantes de graduação, de mestrado e doutorado e de residências médica e multiprofissional.

“Estamos orgulhosos de termos conseguido entregar para a sociedade quase três mil profissionais, contribuindo para o desenvolvimento do país em meio à maior pandemia mundial. Nossa missão é a formação de jovens com qualidade, cuidando dos nossos estudantes e dos nossos servidores. Parabéns aos formandos e a todos os professores e técnicos que os apoiaram nessa jornada. Parabéns, UFMS!”, afirma o reitor Marcelo Turine.

Somente este ano, aproximadamente 750 estudantes da graduação já colaram grau e outros 1,5 mil de 23 unidades (faculdades, institutos, escola e câmpus) irão se diplomar em solenidades on-line entre os dias 13 a 22 de janeiro, a serem realizadas sempre às 15h (horário local). Todas as colações são transmitidas pela TV UFMS.

“É uma enorme satisfação chegar ao final de um ano que nos trouxe vários desafios e podermos entregar para a sociedade profissionais qualificados em diversas áreas. Isso é o resultado do esforço de nossos professores, técnicos e estudantes que souberam se reinventar e superar os desafios deste ano. Estamos muito contentes, pois cada jovem que se forma na UFMS realiza um sonho e a partir de agora pode transformar sua vida, a vida de seus familiares e contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade”, expõe o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira.

Em agosto e setembro deste ano foram realizadas colações de grau, de forma remota, nos Câmpus de Chapadão do Sul (Agronomia e Engenharia Florestal), Três Lagoas ( Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, História, Letras, Matemática e Sistemas de Informação), do Pantanal (Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Geografia, História, Letras (Português/Espanhol e Português/Inglês), Matemática e Psicologia), Naviraí (Pedagogia), Nova Andradina (Administração e Gestão Financeira), Coxim (letras e Enfermagem), Paranaíba (Matemática, Psicologia e Administração), Aquidauana (Administração, Ciências Biológicas, Geografia (bacharelado e licenciatura), Letras, Matemática e Pedagogia).

Em Campo Grande, colaram grau em setembro os formandos dos cursos de Artes, Comunicação Social, Jornalismo, Letras, Música, Direito, Educação do Campo, Educação Física, Pedagogia e Psicologia.

Recentemente, no início de novembro, 23 acadêmicos do curso de Medicina (Famed) colaram grau em Campo Grande. Em julho, 44 já haviam sido diplomados. No dia 14 de dezembro foram diplomados os formandos de Medicina e no último dia 30 de dezembro, 16 acadêmicos de Enfermagem do Campus de Três Lagoas.

Cerca de 2 mil alunos de pós-graduação conseguiram cumprir seus créditos em 2020. Aproximadamente 270 deles realizaram os trabalhos experimentais, suas defesas de dissertações e teses e outros 110 pós-graduandos estarão concluindo em 31 de março de 2021, em cerimônia única para toda a pós-graduação.

“O semestre ser cumprido de forma regular, no turbilhão de uma pandemia, demonstra o quanto a UFMS tem capacidade de gestão e governança, de se reinventar nos momentos mais difíceis, de aglutinar todos os setores da Instituição em nome da sua preservação, crescimento e, principalmente, de defender e proteger nossa maior riqueza, nossos jovens alunos. Foram necessários muita dedicação, trabalho, amor e com colaboração de todos os servidores e alunos da UFMS conseguimos fechar os semestres de 2020 dentro do período letivo”, afirma a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo.

Para a pró-reitora, esses jovens profissionais, aptos ao mercado de trabalho, estarão disponíveis para a sociedade brasileira. “A pandemia por si só já é um grande caos, e a UFMS se desdobrou para evitar que esse caos chegasse também à Ciência e ao mercado de trabalho, nossos jovens foram nossa força para vencer essa batalha”, diz.

Também terão colação de grau os residentes dos Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (Coremu/UFMS), no dia 24 de fevereiro e dos Programas de residência Médica (Coreme/UFMS), no dia 25 de fevereiro.

Texto: Paula Pimenta