Alunos de Artes Visuais realizam 2ª Mostra de Arte Digital no Museu da Imagem e do Som

As férias já estão chegando e quem achou que ficaria sem programação cultural e artística durante este tempo, enganou-se. De 3 de dezembro ao 3 de fevereiro de 2020, será realizada a 2ª Mostra de Arte Digital. O Museu da Imagem e do Som de Campo Grande foi o local escolhido para abrigar a exposição.

A fim de proporcionar uma vivência compartilhada e coletiva aos visitantes, a exposição apresentará trabalhos artísticos inseridos nas linguagens de realidade aumentada, realidade virtual, instalação artística interativa, vídeo arte, lambes interativos e fotografias sonoras. Os trabalhos que serão apresentados fazem parte de uma coletânea de obras produzidas por acadêmicos da graduação em Artes Visuais, no decorrer deste ano.

As obras que serão expostas utilizam de sistemas eletrônico-digitais para mediar o processo criativo, com a proposta de produzir linguagens estéticas mais dinâmicas. A Mostra vem para proporcionar reflexões e gerar proximidade com o público. A experiência será uma imersão em lugares participativos, lúdicos e interativos.

A professora do curso de Artes Visuais e coordenadora da Mostra, Venise Paschoal afirma que o principal objetivo é levar as pesquisas feitas em sala de aula à comunidade. “Essa mostra traz vários trabalhos que tem por objetivo a participação do público. Alguns são interativos e as pessoas poderão participar usando seu aparelho de celular”, explica.

Venise garante que todos os trabalhos e exposições possuem um processo de interatividade. “Teremos fotografias sonoras, desenho digital, vídeo arte, alguns lambes urbanos que possuem uma outra camada de realidade virtual, vídeo maping e também uma exposição interativa”. A professora ressalta que as realidades virtual e aumentada estarão presentes em quase todos os trabalhos.

O Museu da Imagem e do Som de Campo Grande fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559. A abertura da Mostra está marcada para as 19h. Depois, a exposição ficará aberta para visitação das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Texto: José Câmara (estagiário de Jornalismo)