Agência de Inovação tem nova diretora

O reitor Marcelo Turine nomeou hoje a servidora Nilza Emy Yamasaki para o cargo de diretora da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova), da UFMS. Ela substitui o servidor Marco Antonio de Oliveira Mattos, que assume novos desafios como Assessor da Reitoria.

Natural de Mato Grosso do Sul, a servidora de carreira da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tem vasta experiência na administração pública federal, especialmente na área de Planejamento Estratégico e Gestão. Cedida para a UFMS, a nova diretora da Aginova será gestora da unidade que tem por missão a promoção da inovação, do empreendedorismo e do fortalecimento das relações institucionais da UFMS.

Criada em 2017, a Aginova contribui para o projeto de aperfeiçoamento da governança pública da Universidade, que busca a liderança do ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação.

A cessão de servidores entre órgãos federais é uma prática comum prevista legalmente para atender interesses e necessidades específicas de todas as instituições, disciplinada nos normativos que regem os servidores públicos e carreiras da administração pública federal.

Graduada em Jornalismo e em Direito, com pós-graduação em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública, pela Fundação Getúlio Vargas, Nilza ingressou na Administração Pública Federal em 1999, por concurso na Abin. De 2003 a 2016, ocupou cargos de assessoria no Ministério dos Transportes (atual Ministério da Infraestrutura) e na Empresa de Planejamento e Logística, atuando no apoio à gestão, com foco em estruturação de dados e processos gerenciais.

Em 2016 até julho de 2019 exerceu cargos de assessoria e coordenação na Casa Civil da Presidência da República, no apoio à gestão do planejamento e estratégia institucionais, e na estruturação de processos gerenciais. Entre setembro de 2016 e abril de 2017, assumiu a área de planejamento, modernização institucional e gestão estratégica da Abin, tendo na sequência retornado para a Casa Civil. Ela também foi aluna do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (não concluído).

Texto: Rose Pinheiro