Aero Jaguar representa UFMS na Competição SAE Brasil Aero Design

Pela primeira vez, acadêmicos da UFMS irão representar a Universidade na Competição SAE Brasil Aero Design, que será realizada de 24 a 27 de outubro no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP).

A equipe Aero Jaguar, composta atualmente por seis acadêmicos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil, competirá com ultraleve na categoria Torneio de Acesso. O grupo viajou hoje (23) acompanhado pelo coordenador desse projeto de extensão e pesquisa professor Josivaldo Godoy da Silva, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng).

“Esse é um projeto inovador para a UFMS, porque não temos as Engenharias Aeronáutica e Mecânica nos nossos cursos, mas os alunos se propuseram a desenvolver a projetar e construir a aeronave”, afirma o professor.

Pelo projeto Aero Jaguar, os acadêmicos desenvolveram uma aeronave rádio controlada, não tripulada, para participar da competição nacional e internacional realizada pela SAE Brasil, que é voltada para estudantes com a proposta de promover a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica.

“O propósito dessa competição é a inovação aeronáutica e ela existe em quatro categorias: torneio de acesso, regular, micro e advanced. A torneio de acesso é uma competição para saber quem irá passar para a regular no próximo ano”, explica a capitã da equipe, a acadêmica de Engenharia de Produção Thatiane de Medeiros de Amorim.

A Aero Jaguar foi criada em janeiro deste ano. A equipe é composta ainda por Gabriela Lima Mugart, Jhonatan Brendo Câmara de Souza, Meryn Sheila Ribas da Rocha, Estela Áurea Eucharis Alves Siqueira e Elismar Veríssimo Siqueira de Ojeda.

Esta semana será lançado processo seletivo para a entrada de novos membros que irão trabalhar na aeronave para a competição de 2020. Aberta a acadêmicos de todos os cursos, a equipe também precisa que os participantes atuem nas áreas de gestão, projeto, construção e outros.

“Agora no século XXI, os projetos tendem a ser multidisciplinares a interdisciplinares. Sem essa visão diferenciada de várias áreas, o projeto não seria viável. Quanto mais multidisciplinar, mais qualidade o projeto tem porque cada um colabora com seus conhecimentos específicos”, expõe o coordenador.

Além do apoio da Faeng, da UFMS, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, a equipe tem patrocínio/apoio das empresas Camiseteria K7, MathWork, Atêlie Liliane Flores e de Odilon Jr.

“Temos a colaboração de um técnico de mecânica do IFMS, que nos disponibilizou impressora de corte a laser, essencial para o corte da asa da aeronave, que precisa ser idêntica nos dois lados”, explica a capitã.

Aeronave

Para a competição, a equipe precisou atender algumas especificações feitas pela SAE Brasil referentes a motor, combustível e tamanho da aeronave. O ultraleve é feito com chapa de balsa, material levíssimo e com boa resistência, e compensado de freijó, que foi patrocinado pelo Exército.

As asas têm 2,40m de envergadura e o corpo 1,68m, com três quilos ao todo. O comando é feito via rádio. O tanque atual tem autonomia de 40 minutos de voo. Para o projeto, a equipe utilizou sistemas como Solid Work, XFLR5, Simulink da Mathwork, e futuramente quer tentar patrocínio para trabalhar com o Ansys.

“Precisamos executar um voo visual de 360º. O objetivo da competição é fazer uma aeronave leve que suporte o maior peso possível, enquanto mantém a integridade estrutural, com carga mínima de cinco quilos, devendo chegar a 12 quilos”, explica a capitã.

A equipe Aero Jaguar – nome alusivo à onça-pintada – é um antigo sonho da capitã, que descobriu na aerodinâmica uma paixão, assim como o colega Elismar Veríssimo Siqueira de Ojeda.

“Antes de cursar Engenharia de Produção, sonhava com a Engenharia Aeroespacial. Sempre fui apaixonado por foguetes, aeronaves, sempre gostei de projetar, de construir. É um desafio que chama atenção e engenheiro sempre gosta de desafios”, afirma Elismar.

Para o próximo ano, a equipe planeja ainda realizar palestras e outros eventos relacionados à aviação.

Paula Pimenta