Abertura do Mais Cultura destaca integração das unidades e tem apresentação do Núcleo Sinfônico da UFMS

Diretores de unidades da UFMS participaram da abertura do Festival Mais Cultura, realizada na noite de ontem, 22, de forma remota. A integração de diretores e o empenho da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) para a realização do evento foram destaque durante a noite. Após a abertura, os participantes puderam conferir a apresentação do Núcleo Sinfônico da UFMS, como parte das apresentações do Movimento Concerto. A transmissão foi pelo Canal da TV UFMS.

O reitor Marcelo Turine parabenizou a todos os envolvidos e destacou a cultura como parte do processo de formação. “Quero parabenizar a toda a Universidade pela integração, nossos professores pela formação dos nossos jovens. Formação integral e cidadã. A cultura é mágica, alimenta a alma. Desejo um bom festival a todos”.

Segundo o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, o Festival é realizado desde 2015 e tem participação de toda a Universidade. “Agradeço o esforço dos colegas, professores e estudantes. Noite memorável, tanto pela qualidade da música apresentada como pelo carinho dos professores, diretores das unidades e público participante. Tivemos muita interação no chat”, disse.

Para a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Maria Tristão, a realização do evento representa a valorização da cultura. “É um momento ímpar, de valorização. É arte, dança, música. É inspiração”.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Andreia Costa Maldonado, disse que a programação está diversa e que as atividades são enriquecedoras. “Enriquecem e afagam nosso coração. A cultura sempre tem espaço na nossa vida”.

Também participaram o diretor de Cultura e Esporte da Proece, João Batista de Santana; a diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan), Fabiane Sanches; o diretor substituto do Instituto Integrado de Saúde (Inisa), Silvio Assis de Oliveira Júnior; a diretora da Faculdade de Educação (Faed), Milena Bartolomei Silva; o diretor substituto da Escola de Administração e Negócios (Esan), Felipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva; o diretor do Instituto de Matemática (Inma), Bruno Dias Amaro; o diretor da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), Gustavo Rodrigues Penha; o diretor da Faculdade de Odontologia (Faodo), Fábio Nakao, e o diretor do Instituto de Física (Infi), Além-Mar Bernardes Gonçalves. Eles parabenizaram a Proece pela realização do evento e desejaram sucesso ao longo do Festival.

As atividades do Festival Mais Cultura serão realizadas de forma híbrida e seguem até o dia 5 de novembro. O secretário de Projetos e Eventos Culturais da Proece, Eduardo Escrivano, lembrou que as palestras e oficinas são gratuitas e iniciam na segunda-feira, 25, de forma on-line. Também haverá certificados, para participar é preciso fazer a inscrição clicando aqui. Para conferir a programação completa do Festival, basta clicar aqui.

Movimento Concerto

O coordenador do Movimento Concerto, William Teixeira, destacou a importância do trabalho, pois abre portas para receber diversos artistas. “Aqui no Festival teremos as apresentações da abertura e de encerramento, que integram a programação da temporada do Movimento Concerto”, disse.

Durante a abertura do evento, o coordenador do Núcleo Sinfônico da UFMS, Jorge Augusto Mendes Geraldo, falou sobre a trajetória do projeto, que iniciou em 2012, dando continuidade à Banda Sinfônica da UFMS. “Diversificamos a instrumentação, com foco na formação, realizando também masterclass, workshops, oficinas e produção de vídeos. Além das atividades de extensão, o Núcleo também é ambiente de ensino, pois os estudantes atuam como estagiários”.

Na apresentação de ontem foram dois conjuntos, sendo o primeiro bloco de cordas e o segundo de instrumentos de sopro, piano, violão, violino e percussão. Foram apresentadas as composições Brook Green Suite, de Gustav Holst; Suite for Jazz Orchestra, de Dmitri Shostakovich; Os Bohemios, de Anacleto de Medeiros, e Ópera dos Três Vinténs, de Kurt Weill e Bertold Brecht com voz de Juliana Araújo Gomes.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Christiane Reis