Abertas submissões para os Cadernos de Estudos Culturais

Até 30 de maio serão aceitas as submissões de interessados em publicar na edição n. 23 dos Cadernos de Estudos Culturais, a ser publicado ainda no primeiro semestre de 2020, com a temática Ensaio Biográfico.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (Necc), da Faculdade de Artes Letras e Comunicação, professor Edgar Cesar Nolasco, intelectuais de várias partes foram convidados para contribuir, assim como foi divulgada a chamada-convite.

A temática proposta, segundo o professor Edgar, enseja uma discussão conceitual crítica acerca do que se entende por “ensaio biográfico”, uma vez que tal prática de escrita tem se tornado cada vez mais recorrente nos dias atuais.

“Em meio a tantas perguntas, sobressai esta: teria a ver a prática de tal escrita pessoal com a realidade política de onde tal escrita é posta em prática? Ou a escrita narrada em primeira pessoa não teria nada de política, e apenas estaria satisfazendo o ego de um sujeito narcisista? Enfim, independentemente da direção que se tomar e defender, o fato é que se precisa teorizar criticamente acerca do gênero, se é que tal escrita faz parte de apenas um gênero. Neste momento, ao se propor esta temática, se está pensando aqui precisamente no recente conto “Nó, nós”, do renomado escritor brasileiro Silviano Santiago. Na verdade, percebe-se, mesmo que em uma leitura rápida, que o que o escritor faz ali ainda não tem nome, ou pelo menos a crítica ainda não está devidamente aparelhada para ler e enfrentar a proposta feita por Silviano. No conto, apesar de minúsculo, Silviano avança e de alguma forma desfaz sua prática de escrita anterior”, expõe.

Dessa forma, os Cadernos convergem com temáticas anteriores. “Na verdade, é a pegada de base fronteiriça, ou descolonial priorizada pelos Cadernos nestes últimos dez anos, que o leva agora a propor uma temática que carece de uma sustentação teórica por vir e quiçá de um nome que melhor a represente, posto que Ensaio Biográfico já soa por demais moderno. Em todo caso, esperamos que a temática proposta traga uma discussão de base conceitual que contribua para uma melhor compreensão do que muitos artistas vêm fazendo, a exemplo de Silviano Santiago”, completa.

Os interessados devem se cadastrar e submeter seus textos pelo link:

https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/user/register

 

Texto: Paula Pimenta