9ª Edição da campanha PET Sangue Bom começa hoje

Começa hoje, 23, a 9ª Edição da campanha PET Sangue Bom, ação beneficente e solidária, organizada pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Educação Física, que tem como objetivo contribuir com o banco de reserva do Hemosul. Para isso, serão realizadas atividades para conscientização e incentivo à doação de sangue.

Nesta segunda-feira, às 18h será realizada a palestra “O que acontece com o sangue depois que doei“, ministrada pela coordenadora geral da Rede Hemosul MS, Marli Alves. Já no dia 25, às 19h, o tema será “Conscientização e critérios para doação de sangue e medula óssea“, com a coordenadora do Hemosul de Três Lagoas, Karine Barros Preza. Os eventos serão on-line, transmitidos pela plataforma do Google Meet.

“Temos dois objetivos balizadores: o primeiro, trabalhar com a conscientização dos acadêmicos e da sociedade, sobre a importância da doação do sangue, um composto que o nosso corpo depois repõe. É muito importante termos isso em mente e o bem que isso faz para sociedade. E também como colaborar e contribuir para composição e ampliação do banco de sangue que o Hemosul sempre está utilizando e descentralizando para os hospitais”, explica o professor tutor do PET-Educação Física Junior Silva.

A ação tem a parceria dos grupos PET dos cursos de Computação, Engenharia Elétrica, Farmácia, Física, Sistemas e Zootecnia da Cidade Universitária; Engenharia Florestal, do Câmpus de Chapadão do Sul; Pedagogia e Ciências Sociais, do Campus de Naviraí; e Enfermagem do Câmpus de Três Lagoas.

Os interessados em participar dos encontros para doação de sangue deverão procurar os tutores e petianos dos grupos organizadores ou membros das atléticas parceiras para . “Podem participar das doações acadêmicos da UFMS e comunidade externa, com idade entre 16 a 69 anos e acima dos 55kg. Para isso, as pessoas não poderão ter realizado doações nos últimos três meses e também não podem estar com algum tipo de doença que impeça realizar a doação, como as hematológicas, cardíacas renais, pulmonares hepáticas, diabéticas, entre outras, e medicamentos que impeçam a doação. E não ter tomado também a dose da vacina [da Covid]”, ressalta o professor

O período de doações da campanha PET Sangue se iniciam em 31 de maio e seguem até o dia 3 de junho. Na Cidade Universitária, haverá ônibus para transporte de estudantes, técnicos e professores que desejem participar da ação.

O professor tutor sugere aos servidores e acadêmicos dos Câmpus, que procurem as unidades de coletas de sangue em suas cidades para que possam participar do movimento. “[Eles] estarão  contribuindo para doação do banco de sangue e quem não puder participar na próxima semana, que estude e análise a possibilidade de em breve somar forças para estarmos juntos em nosso projeto”.

Mais informações sobre a campanha  PET Sangue Bom podem ser obtidas no perfil no Instagram @petef.ufms.

Confira os horários e locais de saída dos ônibus na Cidade Universitária:

  • 31 de maio: às 8h, na Unidade 8 (Prof Junior) | às 13h, na Faculdade de Computação;
  • 1º de junho: às 8h, na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia | às 13h, na Faculdade de Computação
  • 2 de junho: às 8h, no Estacionamento Corredor Central | às 13h,  no Estacionamento do Corredor Central
  • 3 de junho: às 8h, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia | às 13h, no Instituto de Física

Texto: Lúcias Santos