8º Drive-Thru da Reciclagem começa hoje com apoio institucional da UFMS

Entre os dias 16 e 18 de março será realizada a 8ª edição do Drive-Thru da Reciclagem, em Campo Grande. A ação ocorre ao lado do Bioparque Pantanal, nos altos da Avenida Afonso Pena, com programação aberta à população das 9h às 18h.

No local, será possível realizar o descarte de materiais como papel e papelão, equipamentos eletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias, latas de alumínio, vidro, isopor, óleo usado, medicamentos vencidos ou sem utilização, sucatas de ferro e demais materiais de construção, tecidos e até mesmo banners.

A iniciativa é organizada pela empresa  Du Bem e pelo Fundo de Apoio à Comunidade,  com apoio institucional da UFMS.

O diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves, afirma que ações como esta são de suma importância para a sociedade. “Eventos como o Drive-Thru da Reciclagem colaboram com o despertar da consciência ambiental e do engajamento das pessoas sobre a importância do descarte correto de resíduos e de ações que contribuem com o meio ambiente”, explica.

Leonardo reforça que as empresas parceiras se responsabilizam pelo destino dos materiais descartados. “A destinação final ambientalmente correta é de suma importância. A cada drive são descartados corretamente toneladas de resíduos que, se fossem descartados no meio ambiente, trariam grandes prejuízos ambientais.”

A professora da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia, Karina Righi, coordena o projeto de extensão UFMS no Drive-Thru da Reciclagem. Ela relata que além da questão da conscientização da população, o evento ainda tem o intuito de promover o empreendedorismo sustentável, criando oportunidades de geração de renda e educação ambiental.

“O apoio da UFMS se dá devido a preocupação da Instituição com a temática, e da importância da participação de docentes e discentes em ações práticas de conscientização da gestão de resíduos e suas aplicações”.

Além de ter a possibilidade de levar os próprios resíduos para reciclagem ou reutilização, o público ainda conta com espaços de troca de livros e doações de roupas, alimentos não perecíveis e móveis. São diversos ambientes espalhados pelo evento, como praça de alimentação, palestras sobre negócios e empregabilidade, atrações musicais, teatro infantil e distribuição de mudas frutíferas.

Geração de Resíduos

Em 2022, cada brasileiro produziu, em média, cerca de 381 kg de lixo, o que equivale a cerca de 1 kg por dia.  O levantamento foi apresentado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, no Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, que mostra que, apenas de resíduos sólidos urbanos, o país produziu quase 82 toneladas no ano passado.

A região com maior geração de resíduos é a Sudeste, com cerca de 111 mil toneladas diárias (aproximadamente 50% da geração do país) e uma média de 450 kg/hab/ano, enquanto a região Centro-Oeste representa pouco mais de 7% do total gerado, com cerca de 6 milhões de toneladas/ano, a menor dentre as regiões.

Mais informações sobre o Drive-Thru da Reciclagem podem ser obtidas clicando aqui

Texto: Agatha Espírito Santo