6º Encontro Anual do Cogecom debate sobre os desafios na comunicação e divulgação científica

A abertura do 6º Encontro Anual do Colégio de Gestores de Universidades Federais (Cogecom), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), foi realizada em formato virtual nesta quinta-feira, 16, com o tema “Os desafios para as Universidades para além da pandemia”. O objetivo do evento é a troca de experiências na área da comunicação e divulgação científica entre as Instituições Federais de Ensino Superior durante a pandemia da Covid-19. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Cogecom no YouTube.

“Ressaltamos a importância da gestão da comunicação das nossas instituições. O momento que vivemos na nossa sociedade hoje nos traz o desafio constante de conseguir demonstrar para a comunidade interna e externa, a relevância e importância de todo o nosso trabalho. Essa capacidade de se comunicar é um desafio, somos uma comunidade muito grande, e o trabalho pode ser desempenhado de forma muito mais eficaz depois da nossa organização em rede que será nosso encontro”, afirmou o presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinicius David.

Também esteve presente o vice-presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, que comentou sobre desafios relacionados aos questionamentos acerca do papel simbólico das universidades públicas. “Dentro desse contexto, a comunicação para a comunidade externa, mas também para a interna, passam a ser ações absolutamente estratégicas e centrais, uma tarefa nada simples”, enfatizou.

Em consonância com Fonseca, a coordenadora do Cogecom e diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) da UFMS, Rose Mara Pinheiro, afirmou que o debate entre as universidades federais no cenário da comunicação é fundamental frente aos desafios que a pandemia da Covid-19 impôs para o Brasil e o mundo. “As equipes estão incansáveis nessa luta que estamos tendo com a Covid-19, contra a desinformação, e nessa incansável batalha do dia a dia. Nas várias frentes da comunicação, seja na TV, rádio, mídias sociais, assessoria, em todas as frentes, estabelecendo esse contato com a comunidade universitária e a sociedade”.

O assessor de comunicação estratégica do gabinete da reitoria da Universidade Federal de Brasília (UNB), Sergio Araújo de Sá, compareceu como substituto da reitora da UnB, Márcia Abrahão. “Estamos enfrentando vários desafios na UnB, a comunicação nunca foi tão necessária. Acho que todos as universidades devem ter enfrentando desafios, desde desmentir Fake News até fazer com que a informação correta chegasse a comunidade em geral. Não tem sido uma tarefa fácil, mas ao mesmo tempo tem sido um aprendizado muito grande”, explicou.

 

Programação

Durante o evento dessa quinta-feira, foram realizadas duas mesas-redondas sobre os “Cases de Sucesso nas Mídias Digitais” e o “Desafio das Ifes na Divulgação Científica Popular” com representantes da UFPR, UnB, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Pará (UFPA) e da TV Educativa da Bahia.

“A gente se propôs a fazer duas mesas sobre redes sociais, tamanho são os desafios que temos enfrentado. Nesse primeiro encontro, a ideia é a gente compartilhar experiências. Como as universidades estão espalhadas pelo Brasil inteiro, precisamos trocar experiências, às vezes estou com uma visão muito limitada aqui do Sul e não enxergo como chegar na população do Norte do Nordeste, Centro-Oeste”, disse o Superintendente de Comunicação da UFPR, Carlos Rocha.

A sexta edição do encontro foi organizada em formato inédito com debates em três semanas distintas. Os próximos serão realizados no dias 23 e 30 de setembro. A programação completa pode ser conferida no portal do Cogecom.

Texto: Gabrielle Tavares