Programa de Iniciação à Docência da UFMS promove conferência, debates e oficinas

No mês de outubro, será realizada uma conferência, uma mesa de debates e duas oficinas com temáticas sobre educação, ações do projeto Reunião Aberta do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da UFMS. A programação completa do projeto está disponível no site.

Hoje, 18, às 17h30, será realizada a conferência “Condições de trabalho docente pré e pós pandemia” com a professora da Universidade Federal de Minas Gerais Dalila Andrade Oliveira. Já no dia 21, às 17h, ocorrerá a mesa de debates “Desafios da educação inclusiva na educação básica”, realizada pelo Pibid de Biologia do Campus de Três Lagoas. Os dois eventos serão transmitidos no canal do Pibid-UFMS.

No dia 25 de outubro, às 9h30, o Pibid do Campus do Pantanal (Cpan) promove oficina virtual “Firework na aprendizagem de língua inglesa”. As inscrições são gratuitas e com capacidade para 20 vagas. De acordo com a professora do Cpan Adriana Viana, o assunto principal será o ensino de língua inglesa. “Esperamos que todos os alunos possam contribuir com falas dentro da oficina. Uma prática do trabalho docente que muitas vezes não conseguimos explorar em sala de aula, então o Pibid trouxe essa oportunidade. Como o professor elabora atividades, como busca a criatividade, iremos trazer essa abordagem um pouco mais dinâmica”, explica. Haverá emissão de certificado de participação.

A oficina “Propostas de plano de aula de História” que estava programada para 22 de outubro, agora será no dia 4 de novembro, às 16h. Segundo o professor e coordenador do Pibid História do Cpan, Waldson Luciano Corrêa Diniz, a temática irá refletir sobre a organização e melhoria do trabalho em sala de aula. “Espera-se que permita a acadêmicos e professores uma reflexão genuína em torno da educação emancipadora e da interdisciplinaridade. Teremos cinco estudantes apresentando diferentes propostas fruto de suas leituras e experiências no contexto da pandemia”, relata.

A Reunião Aberta do Pibid é um projeto de extensão e tem por objetivo divulgar os trabalhos do Pibid-UFMS. “Os trabalhos têm sido realizados desde outubro de 2020, então uma caminhada de 12 meses. Nós organizamos a reunião em quatro modalidades, a primeira é a conferência com professores externos e as outras modalidades são atividades propostas por professores do Pibid-UFMS, como relato de experiência, mesa de debates e oficinas”, complementa a coordenadora do Pibid-UFMS, Stella Sanches.

Mais informações podem ser obtidas em pibid.ufms.br.

 

* Matéria atualizada em 20/10/21, por conta da alteração da data da oficina “Propostas de plano de aula de História” 

 

Texto: Bianca Tobin (Estagiária de Jornalismo da Agecom)