Tempo e lazer de universitários em análise

A diminuição de vivências de lazer entre os universitários, inicialmente pela diminuição do tempo livre para dedicação aos estudos e, agora, também pelas restrições impostas pelo isolamento social, são situações que acendem uma preocupação com a saúde física e mental desse grupo de jovens.

“Essas evidências, que indicam baixo envolvimento de universitários com lazer em condições normais, e a nova realidade imposta pelo isolamento social decorrente do Covid-19, nos instigou a questionar sobre o tempo de lazer. Queremos saber se, com a pandemia, o tempo disponível dos universitários aumentou, se as experiências de lazer aumentaram, quais experiências de lazer foram vivenciados nesse período e como elas foram vivenciadas”, explica o professor do curso de Educação Física e chefe da Coordenadoria de Cultura e Esporte (Proece/UFMS), Junior Vagner Pereira da Silva.

Tudo isso resultou na elaboração do projeto de pesquisa “Covid-19 e implicações ao tempo disponível e vivências de lazer de universitários federais no Brasil”, coordenador pelo professor Junior e que tem como como objetivo investigar os impactos subjetivos do Covid-19 no lazer de usuários do Programa Segundo Tempo Universitário.

“De forma específica, pretendemos identificar os efeitos do isolamento no tempo social; avaliar os efeitos da pandemia sobre o lazer; identificar os tipos de interesses culturais vivenciados no período de isolamento social; diagnosticar os principais meios utilizados para vivência do lazer”, completa.

Poderão participar da pesquisa estudantes de universidades públicas federais brasileiras, por meio do preenchimento de questionário eletrônico disponível no endereço https://proece.ufms.br/covid-19/.

“O preenchimento do instrumento é rápido, fácil, com duração de 10 a 15 minutos. Podem participar estudantes da graduação e pós-graduação de qualquer uma das 69 universidades públicas federais do país”, sinaliza Junior.

A coleta dos dados irá acontecer até o final de agosto, com previsão de divulgação dos resultados na segunda quinzena de setembro desde ano.

Texto: Paula Pimenta