23 propostas de livros eletrônicos são selecionadas para publicação

Foi divulgado hoje, 23, o resultado final da primeira leva de propostas para publicação de livros eletrônicos pela Editora UFMS. Do total de submissões, 23 foram selecionadas e uma foi indeferida após a avaliação dos consultores.

As propostas serão diagramadas e publicadas de acordo com a classificação geral do edital. O e-book “El pasado arqueológico en Mato Grosso do Sul – Brasil: un análisis a través del Muarq – Museo de Arqueología de la UFMS” garantiu o primeiro lugar e é fruto da tese de doutorado da técnica Lia Gasques, atual diretora de Popularização da Ciência.

O livro é um compilado das pesquisas arqueológicas realizadas no estado de Mato Grosso do Sul, junto a mapas dos sítios arqueológicos, com os dados interpretados com as perspectivas da autora. São 30 anos de pesquisas arqueológicas realizadas na Universidade, reunidas numa mesma publicação – algo inédito. “Esses dados todos estavam, vamos dizer assim, em ‘bolsões’: pesquisas do rio Paraná, pesquisas do Pantanal, pesquisas de arte rupestre… E eu juntei esses dados e produzi um material cartográfico mostrando onde estão [os locais apontados nas pesquisas], o que são e fiz as análises de algumas rotas de possíveis locais de entrada de povos pré-históricos aqui no estado”, conta Lia.

Segundo ela, a publicação do e-book pela Editora UFMS contribui diretamente para a ampliação do alcance destas pesquisas, por meio da divulgação científica. “A publicação desses dados arqueológicos de Mato Grosso do Sul, dessa reflexão que eu fiz e desse material cartográfico vai ser importante para que as pessoas vejam esse panorama geral da arqueologia do estado, e a UFMS fazendo esse e-book vai colaborar com essa divulgação”, diz.

Lia também afirma que a publicação ser na língua espanhola é um ponto positivo para a divulgação. “O fato do livro estar em espanhol nos ajuda a divulgar na América Latina todo o nosso potencial arqueológico, os trabalhos de arqueologia que já foram feitos, os pesquisadores que já trabalharam em Mato Grosso do Sul, e as rotas de entrada e circulação dos povos pretéritos aqui no estado”.

O edital de seleção é de fluxo contínuo e professores e técnicos-administrativos têm até 31 de dezembro para inscrever suas propostas no Sigproj. Confira o resultado na íntegra abaixo:

Download (PDF, 267KB)

Texto: Leticia Bueno