2021 terá 24 novos acordos com agentes de integração para estágios

Vinte e quatro novos acordos com agentes de integração para estágios estarão vigentes na UFMS em 2021. No ano passado, 4.886 termos de estágio foram aprovados pelas Comissões de Estágio dos cursos, beneficiando cerca de 3,5 mil estudantes.

Hoje foi publicado Acordo de Cooperação com o Instituto Euvaldo Lodi – IEL/Bahia, que terá vigência até 8 de fevereiro de 2026, com a proposta de oportunizar estágio não-obrigatório aos acadêmicos matriculados nos cursos de graduação presencial e a distância da UFMS.

Responsáveis por intermediar a captação de estágios para diversas empresas públicas ou privadas, as agências de integração fazem a ponte empresa-Universidade para que os estudantes realizem estágios extracurriculares.

“A importância destes acordos de cooperação para nossos acadêmicos é que eles podem, durante sua jornada acadêmica, associarem o que é ensinado no ambiente da Universidade com a prática real nos mais diversos tipos de empresas do mercado. Alunos que passam por esta experiência extracurricular, como complementação de sua formação acadêmica, saem muito bem preparados para, quando formados, exercerem suas atividades profissionais no mercado de trabalho”, afirma o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza.

Para o pró-reitor, com essa prática, há sempre uma maior possibilidade de que os estagiários, que se destacaram durante seus estágios nas empresas, sejam efetivados logo após a conclusão do curso de graduação.

“Assim, esses acordos de cooperação, além de propiciarem um excelente ambiente de aprendizado profissional, podem favorecer a empregabilidade de nossos acadêmicos egressos, ao concluírem seu curso de graduação”, diz.

A UFMS possui diversos acordos de cooperação com empresas diretamente ou ainda por meio de agências de integração, destaca o pró-reitor. Tanto as agências de Integração quanto as empresas conveniadas com a UFMS estão amparadas e seguem a Lei de Estágio nº 11.788 de 25 de setembro de 2018, que orienta as atividades de estágio obrigatório e não obrigatório.

Os agentes de integração disponibilizam mensalmente vagas para estágio que são publicadas no site estagio.ufms.br. A Diretoria de Inclusão e Integração Estudantil da Proaes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Egressos, realizou a divulgação de estágios no ano de 2020 provenientes de empresas e agentes de integração parceiros, com destaque para CIEE, NUBE, IEL e SKILL.

Experiência

Em seu primeiro estágio, a estudante do quarto semestre de Tecnologia em Processos Gerenciais, Mariana dos Santos Silva, estará por seis meses como estagiária na empresa Multicasa, por meio de acordo firmado com o CIEE.

Mariana Silva, em seu estágio

“Faço estágio em logística. Nunca tinha trabalhado com a área. Tive uma matéria na teoria na faculdade e hoje estou na prática. Estou adquirindo experiência no mercado, por que nunca trabalhei em uma empresa grande como essa, e está sendo incrível”, aponta Mariana.

Além de auxiliar na recepção, conferência e armazenagem de produtos recebidos, Mariana também ajuda na organização, manutenção e conservação do estoque, organização e promoção dos produtos conforme os conceitos de visual merchandising e colabora nas demais tarefas relacionadas a preparação da loja para atendimento aos clientes.

Também no primeiro estágio, o acadêmico Lucas Lima Barbosa Silva, do quinto semestre do curso de Engenharia de Software, está em estágio remoto na empresa Uperttech.

“Eu estagio na Uperttech, uma startup que desenvolve soluções em software principalmente para a área de gestão de negócios. Meu estágio é completamente remoto. Entrei em agosto de 2020 e não tenho previsão de sair da empresa por agora. O estágio tem contribuído bastante para a minha formação. Tive a oportunidade de participar desde a concepção do negócio, então deu pra ter uma visão geral, desde os aspectos de mercado até o desenvolvimento de software em si”, afirma.

Informações mais detalhadas dos acordos firmados pela UFMS podem ser obtidas no endereço eletrônico estagio.ufms.br, que está vinculado à página principal da Proaes.

Conheça os agentes de integração que firmaram acordo com a UFMS:

Centro de Integração Empresa/Escola – CIEE

Centro de Desenvolvimento Profissional – CEDEP