110 estudantes dos câmpus de Nova Andradina, Naviraí e Ponta Porã colam grau

Ontem, 19, foi realizada a cerimônia de colação de grau dos formandos dos câmpus de Nova Andradina, Naviraí e Ponta Porã. Com 2.630 visualizações, o evento foi realizado e transmitido de maneira on-line, em consonância com as normas de distanciamento social.

Estudantes dos cursos de Administração, História, Gestão Financeira, Ciências Sociais, Pedagogia, Ciência da Computação, Matemática e Sistemas de Informação finalizaram a trajetória da graduação ontem. Ivanete Martins, recém-formada em Pedagogia, contou um pouco do percurso traçado até aqui. “Na minha caminhada passei por momentos em que pensei que não conseguiria, mesmo sabendo que seria um grande passo para minha trajetória e que me proporcionaria um crescimento imensurável”, relembrou. “Hoje posso dizer com a absoluta certeza que se fez necessário tudo o que vivenciei na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, acrescentando não somente saberes científicos, mas valores humanos, por isso deixo aqui o meu muito obrigada a cada um que de alguma maneira me fizeram crescer”.

Letícia Santos da Cruz faz parte da primeira turma de formandos do curso de Administração de Naviraí e foi a oradora da turma. Em seu discurso, ela falou sobre transformações pessoais. “Uma transformação pessoal consiste em substituir velhos hábitos por novos e persistir mesmo com todas as pressões presentes. É entender que o tempo, o melhor momento para que esta transformação aconteça é este, aqui e agora. É com muita alegria que aqui estamos hoje, um momento de despedida, mas também de comemoração e agradecimento”, disse. “Entrar na Universidade e encarar esse desafio foi apenas o primeiro passo diante de tudo o que iríamos viver no ‘mundo UFMS’”.

“Hoje é um dia muito especial, pena que a gente não pode se reunir presencialmente para sentirmos essa emoção mais ao vivo nos olhos de todo mundo, o brilho, mas o merecimento da conquista de todos é inegável”, afirmou a diretora do Campus de Nova Andradina, Solange Fachin. “Muitas coisas mudaram nesses quatro ou cinco anos que vocês passaram aqui na Universidade e a prova disso é que vocês levem consigo que mudar é sempre é um ato importante, não conseguimos ficar estagnados. (…) Vocês são o fruto do nosso trabalho, temos orgulho de vocês estarem indo para o mercado com a marca ‘Somos UFMS’. Somos gratos por vocês terem escolhido a UFMS para sua trajetória profissional e gratos pela oportunidade de termos convivido durante esses anos que estiveram conosco”, agradeceu.

O diretor do Campus de Naviraí, Daniel Lopes, falou sobre a emoção de chamar os estudantes na lista de formandos e ouvir os discursos. “Acho que se fosse presencialmente a gente não conseguiria segurar [o choro]”, brincou. “Dá para a gente imaginar quantos sonhos estão presentes aqui hoje nesta sala. Se a gente fosse fazer uma lista, certamente ela ficaria imensa com o que cada um de vocês, os vossos familiares, traz aí de sonhos a partir desse momento, dessa colação de grau”.

Cláudia Rosa, diretora do Campus de Ponta Porã, reforçou a importância do momento de formação no Ensino Superior. “Eu não sei se esta é uma grande vitória no sentido de começar ou terminar, porque está terminando uma etapa, mas está começando uma outra que vai ser muito melhor, tenho certeza. A emoção de uma cerimônia de colação de grau é sempre única, por mais que você participe dessas cerimônias, sempre é como se fosse a primeira vez, mas essa em particular tem um sabor especial, visto o momento que estamos vivendo. Estamos comemorando e eu acho que isso é um grande acontecimento”, comentou.

“São muitos os desafios encontrados pela frente: políticos, econômicos, ambientais, sociais e de saúde, tal qual como o que estamos vivendo, mas eu tenho convicção de que com a formação que vocês obtiveram durante esses anos, vocês irão enfrentar esses desafios com muita maestria e com muita capacidade. Levem o símbolo da UFMS no coração de vocês. Tenham orgulho da sua Universidade, assim como ela tem orgulho de vocês”, declarou a professora Caroline Spanhol.

“É preciso deixar um recado do coração para os nossos egressos e egressas”, disse a vice-reitora Camila Ítavo. “O principal presente que vocês terão, e hoje com a colação de grau feita pelo nosso reitor, vocês têm algo que ninguém vai tirar, é o maior presente que existe: um diploma de graduação. Conhecimento a gente leva para a vida e a grande homenagem é pra vocês. Onde vocês forem, vocês levarão o nosso nome e eu falo que, como professora, o quanto que a gente aprende com vocês, o quanto vocês melhoram nosso processo de ensino e o quanto que a gente também pensa que pode contribuir na caminhada de vocês e esse é um processo mágico, que é o processo da educação. (…) Brilhem muito, sejam muito felizes e que tenham a certeza e a felicidade de fazer o que gostam”.

“Colação de grau é um momento de festa, emoção, de parabenizar e agradecer”, falou o reitor Marcelo Turine. “Vocês são vitoriosos, são vencedores de uma viagem da educação, uma viagem da ciência. Brilhem bastante, o brilho de vocês é o brilho da UFMS, dos professores, porque a gente encanta com esse momento de uma colação de grau, momento onde vocês concluem um momento de vida. (…) Em 2020 tivemos um desafio imenso, alguns de vocês podem ter me chamado de louco, mas é uma emoção muito grande ver que nós acertamos por não parar um dia, foi um acerto institucional, porque nós garantimos dois direitos fundamentais: o direito à educação e o direito à saúde. Nós mantivemos todo o ensino remoto e garantimos a saúde dos professores, técnicos e dos nossos estudantes”.

Texto: Leticia Bueno