10ª edição da Candil apresenta o incentivo ao esporte, a valorização da ciência e a atenção à sociedade

Está no ar a décima edição da Candil, a revista de divulgação científica da UFMS. A publicação é produzida pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) e apresenta produções acadêmicas, científicas, tecnológicas, artísticas e culturais desenvolvidas na Universidade.

O destaque da capa desta edição é para o incentivo à formação de atletas. Na reportagem, você poderá conhecer a ação de extensão Projeto Medalha, que promove atendimento multiprofissional para melhorar o desempenho de esportistas do estado.

Na seção Entrevista, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Marcus David, analisa o atual cenário das universidades federais do Brasil e fala sobre os desafios de 2021 e as perspectivas para o novo ano.

Por meio da Candil, é possível ver a beleza da ciência ao ler sobre a possibilidade de transformar plástico em sensores eletroquímicos, ou saber como a desigualdade social impacta os fenômenos naturais, além de entender como ela está presente em diferentes setores da sociedade. Na saúde, um novo método de diagnóstico usa a Inteligência Artificial para detectar a Leishmaniose. Na culinária, os estudos sobre os benefícios dos óleos vegetais para a nossa saúde, em especial o extraído da semente de mamão papaya.

A arte também se destaca, nesta edição, com a poesia de Manoel de Barros, que completaria 105 anos no dia 19 de dezembro de 2021.

Sobre a relação entre Universidade e sociedade, são divulgados um projeto de extensão do Câmpus de Paranaíba que atende crianças com o Transtorno do Espectro Autista; outro contribui para o empoderamento de meninas e mulheres da região do Pantanal; e a atuação da Justiça Federal Itinerante em regiões de difícil acesso para levar serviços básicos a moradores de assentamentos rurais de Corumbá.

Por fim, na seção Memória, uma homenagem aos servidores vigilantes da Universidade.

A publicação completa pode ser conferida on-line.

Texto: Thayná Oliveira